2016/05/24

VELHO E CANSADO

Esta é a primeira crónica que escrevo após a celebração de mais um aniversário. Não se preocupem se vos escapou a data. Sinceramente, nesta fase avançada da vida, até prefiro não receber os parabéns. Mais um dia, sem qualquer grande entusiasmo, para cumprir calendário. E, se pudesse, ficava sempre com a mesma idade! Pronto. Aceito que estou a ser melodramático e exagerado, pois são apenas 36 primaveras. Mas custam! A minha grande ambição foi conseguir atingir a maior idade. Obter a carta de condução e o cartão de eleitor - agora já não sei para que serve. Depois a compra do primeiro carro: grande, vistoso, imponente e ruidoso. Sem ligar nenhum ao valor das prestações bancárias e demais despesas. Afinal, os pais servem para isso! Olhando para trás, já tenho o dobro da idade e, entre retomas e aquisições, já vou na quarta viatura...

 

Excedi os objectivos e os sucessivos orçamentos familiares. Encaro a vida com outros olhos. Sinto que todos são mais novos. Aliás, já tenho possibilidade de integrar o plantel de uma equipa de futebol de veteranos! Mas, com o meu talento apurado e dois pés esquerdos, duvido que o consiga. É necessária grande aptidão física. E quando penso nisso, tenho a certeza que nem sequer um cão raivoso me faria correr grandes distâncias. Será uma grande perda para a modalidade! Mas isto não tem a ver com a velhice! Eu sei. Tudo o que descrevi chama-se “preguicite aguda”! E têm razão, caros leitores. Vou deixar estas parvoíces e retomar a escrita. Há mais crónicas humorísticas, bizarras e verdadeiras para partilhar. É esse o meu compromisso e aproveito para deixar o meu sincero agradecimento pelo vosso interesse, apoio e amizade!


  1. in "As Crónicas Tugas, tem de ser" (Chiado Editora, 2016)
  2. in "Jornal Maia Hoje" (04.12.2015)

1 comentário:

  1. Eu é com 28, mas tudo o que já vivi e passei sinto que é o dobro...
    Por acaso ainda hoje no supermercado, na brincadeira com um rapaz da caixa que já me conhece das vezes que lá vou me disse algo que me chocou e me deixou mesmo a pensar, até surgir stresses piores com que me preocupar não muito depois...
    Fui comprar vinho branco daquele de pacote mais barato, para temperar a comida, e estava lá um grande aviso (que não estava antes, e por isso me chamou a atenção) que a venda era controlada, proibida a menores, etc etc...
    Ora, até aos meus 25 anos deram-me SEMPRE 17/18 anos, e é a isso que estou habituada. Há muito tempo que não perguntava "que idade me dás?".
    Ora, eu até estava virada para a brincadeira com o rapaz e quando ele passou o vinho, eu disse: "Não me perguntou sequer se eu tenho idade para consumir isso!"
    E ele ri-se de uma maneira algo suspeita, tipo "isso querias tu" e disse: "Bem, deduzo que não seja preciso" ao que eu perguntei, primeira vez em anos: "Que idade me dá?" e ele vira-se, olha para mim, uns 5-8 segundos :"uns 30 anos"
    Juro que parece que até me deu um pontapé no estômago. Quer dizer, da última vez toda a gente me dava 18, de repente dão 30????
    Porra, é que é uma ENORME diferença em três anos!!
    Será que estou com um ar assim tão velha? :(

    Mas que me sinto cansada, esgotada, tudo mais... sem dúvida, e deve andar a reflectir-se mais que nunca...

    ResponderEliminar