2022/01/10

A HERANÇA DO PALITO

Era inevitável abordar este tema. Um acto maquiavélico fez disparar a popularidade de um simples indivíduo que ninguém conseguiu encontrar! Excluindo os dias em que houve jogos de futebol – com casos de arbitragem – o tema das conversas foi, sem dúvida, a saga que envolveu Pedro Dias e as forças policiais. Várias semanas de inércia e especulação medíocre, por parte de alguns meios de comunicação, perante a falta de notícias. Quase como uma repetição da fuga de Manuel Baltazar (Palito). Segui atentamente a sequência frenética de disparates e falta de coordenação de meios. A perseguição transformou-se em caça e, mesmo assim, a presa (sem recursos) conseguiu escapar ilesa! Algo que não favorece a imagem e reputação das entidades envolvidas. Muitas asneiras foram ditas e publicadas. O homem parecia uma personagem bíblica com o dom da omnipresença! Roubou várias viaturas e nunca saiu de Arouca. Estavam na reserva. São sinais da crise! Podemos presumir que, por lá, não abundam os postos de combustível nem dinheiro. Talvez se tivesse levado um tractor… o gasóleo agrícola sai mais em conta!

Não podemos esquecer o taberneiro espanhol que resolveu dar o alerta com duas semanas de atraso. Foi impossível apurar a veracidade das declarações pois o sistema de vigilância da taberna já não tinha as imagens. O arquivo é pequeno e os seus olhos vêem a dobrar! Conseguiu publicidade gratuita e, certamente, as equipas de reportagem (já que estavam por lá) aproveitaram para fazer alguma despesa. A verdade dos factos sofreu alterações à medida que os dias passaram. Razão pela qual resolvi esperar para escrever acerca deste tema. Num acto de heroísmo – rivalizando com as eleições americanas e vitória inesperada do Donald Trump – a televisão pública foi convidada a registar o momento da entrega do fugitivo. Com melhor aspecto, que há um mês, provou que as medidas de austeridade do anterior Governo estavam certas. Afinal, é possível sobreviver com 60 euros mensais! A alimentação à base de frutos secos, kiwis e meio frango (a proteína) promete fazer as delícias dos melhores restaurantes nacionais. Façam já a reserva!

Entregou-se. Cansado de esperar que o encontrassem. Está bem representado judicialmente e tem protecção das mais altas patentes. Os advogados, com as suas estratégias de defesa e malabarismos, invocaram o segredo de justiça e pronto: silêncio! Quanto aos devotos seguidores diários deste (quase) “reality show”, lamento profundamente ter de vos informar: o povo não precisa de saber mais nada!
 

Sem comentários:

Enviar um comentário